Repercussão





Márcio-André é, pois, uma voz nova que vive intensamente a violência da cultura, desde os gregos até aos nossos dias, sempre na esperança de nada ser irreversível por nunca ter começado. (...) Este poeta explode dentro de nós com uma doçura indescritível. A sua poesia é uma das mais notáveis da sua geração.
Boaventura de Sousa Santos



De uma originalidade e inventividade luminosas, Intradoxos é a prova de que a poesia brasileira continua a dar sinais de uma surpreendente vitalidade. Ana Cristina César se foi, mas não estamos sós. Márcio-André é uma das vozes mais brilhantes de uma nova jovem geração de artistas brasileiros.
Walter Salles



Márcio-André, admiro sua boa disposição poético-artística e seu temperamento de desbravador. Qualidades pessoais que faltam à literatura brasileira como um todo.
Silviano Santiago



Não sabia que Márcio-André era um poeta da grandeza que mostra no seu livro.
Nei Lopes



Mas quero dizer também, lendo algumas entrevistas tuas, que você, além da linha mais estritamente literária, é um exímio pensador da poesia. Aliás, não é que você brilhantemente pense a poesia. O correto seria dizer que você pensa NA poesia.
João Gilberto Noll



O trabalho de Márcio-André é muito sério e de uma pertinência rara. Muito me impressionam favoravelmente suas performance justo pelo seu caráter sincrónico, que atinge uma elevada complexidade de intervenção tecno-humana e visual-sonora, provocando não já sinestesias isoladas mas sim originando uma fruição pansinestésica que ao vivo produz os seus mais intensos e inesperados efeitos.
E. M. de Malo e Castro


O cabra tem texto, fôlego e vontade e ave! Veio trazer renovação à literatura feita no Rio. E no Brasil. Como belo poeta que é. E editor e agitador e ensaísta e maravilha!
Marcelino Freire



From Paris, via New York, it appears that Márcio-André is the one to watch in the break-away pack of the new Brazilian poets. Both the man, 'wrenched from the husk of night' with a violin in his hip pocket, and the remarkable body of work for one so young, in which we are so marvellously 'granted teeth and eyes/and woven into daylight and made to hear'.
Stephen Rodefer



Márcio-André é no mínimo um demônio da escrita. Daqueles que conseguem invadir nossos sonhos e nos incomodar com sentenças poderosas. É o verdadeiro fabbro, lapidando poliedros, combinando sentenças de mil arestas, tramando labirintos.
Gerardo Mello Mourão



Márcio-André, ao mesmo tempo que revela suas opiniões profundas e particulares sobre a natureza das coisas, parece reconhecer que sempre estaremos narrando do Princípio, tentando cada um a seu modo decifrar como tudo poderia ter começado.
Anna Bella Geiger



Aqui vem Márcio-André. Ele edita e vibra, inventa e dribla a megera do inerte, o fantasma da impotência. Márcio-André tem o vírus da linguagem e sabe muito bem. Vamos juntos. Estamos contaminados.
Chacal



La poésie de M-A est celle d'une vérité de l'être. Elle marche sur le chemin des mots qui croisent le monde pour lui donner la conscience d'exister. Elle est une bouche qui dit ce que ses mains font. On ramasse ses dents à terre qui à force de manger le monde nous indique le chemin.
Serge Pey



Quanto aos Ensaios Radioativos, uma beleza, é o que posso lhe dizer, desde já. Reação de leitor fisgado: assim que o livro chegou, em vez de colocá-lo na enorme pilha que vem-se acumulando há semanas, fui folheando, só pra farejar, e não larguei até à última página.
Carlos Felipe Moisés



INTRADOXOS sobredetermina uma participação singularíssima na POESIA actual do panorama BRASILEIRO através dum arremesso criativo/imaginativo/selvagem/pulsátil contra o lenda da racionalidade.
Luis Serguilha



Intradoxos me convidou para a desautomatização dos cinco sentidos.
Nelson de Oliveira



M-A’s presentation of four short films with accompanying music and voice had the flavour of a Kraftwerk journeying (but trains not autobahns) and the minimalist dance-duet which he appropriated and scored was one of my enduring memories of this remarkable country.
Richard Price



Márcio-André soube neste livro ultrapassar a fase arquitetônica da escrita e materializar a música do sangue, da pedra e do pó das cidades-corporificadas (...) o Márcio é um dos melhores poetas surgidos nos últimos dez anos.
Marcelo Ariel (sobre Intradoxos)



O artista multifacetado que é Márcio-André nos lança nesse limiar, que é todo enigma. Ele procura todas as manifestações e há uma integração entre a vida e o artista. Márcio-André incrusta algumas epifanias e elas têm que ser apreendidas e experienciadas.
Manuel Antônio de Castro



E Intradoxos, com seus movimentos perpétuos, é um sopro de vida para as mentalidades carentes de desejos.
José Aloise Bahia



Resgatando o lugar originário (e, portanto, atemporal) da poesia, Intradoxos, ao mesmo tempo, afirma o nosso tempo, o século 21, indicando que não se chega ao sagrado por uma rememoração do passado, mas pela radical afirmação do presente.
Renato Rezende



Eu destaco Márcio-André, como poeta/perfomer/etc e tal interessante sui genris avis rara.
João Carlos Rodrigues



Não conheço, entre os poetas contemporâneos, quem tenha o seu manejo original de ver e elucidar as coisas e os seus fenômenos no campo das poéticas contemporâneas. O seu ensaio, em seu livro amarelo, o exatamente mesmo sobre as coisas é uma das não-coisas mais originais que já li sobre essas mesmas coisas. É simplesmente uma benção de sua inteligência para todos nós outros.
Carlos Emílio Correa Lima



Márcio-andré é dos mais densos pensadores da nova literatura no Brasil.
Flávio Viegas Amoreira



His performance is wonderful and the violin work really well with the delivery of your poem.
Forrest Gander



Márcio-André está a originar na sua poesia uma linguagem nova pela dimensão visual e semântica: a sua cosmogonia bem individual. Mas o mais raro hoje em dia é que a sua poesia é bem pensada; cada linha e cada signo significa e não poderia ser colocado de outra maneira. Na sua poesia reflete-se também a tradição, sem a qual não sobreviveria nem mesmo a vanguarda mais recente.
Rita Dahl



Márcio-André é hoje, sem dúvida, uma voz maior na poesia contemporânea brasileira.
João Rasteiro



Mais que inventar palavras, Márcio-André inventa sentidos.
Luiza Lobo



Marcio-André dispõe efeitos de quem não se propõe ficar de fora do time principal, nem como reserva.
Mariel Reis



É espantoso o seu trabalho na linguagem. A impressão de transbordamento, de nervura na forma, de ideia de livro em expansão, ou o quanto esse veículo tem a dizer à linguagem poética.
Ricardo Corona (sobre Intradoxos)



Intradoxos, así leído de atrás para adelante y finalmente arrivando a las páginas de un solo dígito, me obsequia con el reencuentro con la sustancia mágica de la poesía, con aquel atributo que a la vez de parecer inocente, casual o arbitrario, es sin embargo preciso, intenso y deliberado.
Gerardo Dirié



Dentre muitíssimos livros de poesia que li, coloco o Intradoxos como um livro surpreendente, onde Márcio-André exerce muito bem o poeta, o músico, o ensaísta, o designer, e até o geógrafo. É uma didática da liberdade.
Guilherme Zarvos



Márcio-André... contaminaram-se todos.
Tavinho Paes

0 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails