Imergência, festival de performance em Lisboa


Entre os dias 5 e 13 de novembro, aconteceu, em Lisboa, o Imergência, festival de performance de ação e da palavra, organizado pelo coletivo Epipiderme, com apoio da Confraria do Vento e cocuradoria do Cidade aTravessa. Durante seis dias, passaram pelo evento cinquenta dos mais relevantes performers, poetas sonoros e pesquisadores do assunto, vindos da Europa e da América Latina. Eu apresentei a performance "Multitubetextura 8", da qual volto a falar mais abaixo.



Divulgação do evento nas ruas de Lisboa


O poeta francês Serge Pey era um dos convidados do festival. Seu trabalho sempre foi para mim uma referência. Havíamos nos conhecido em 2007, no Marché de la poésie, em Paris, e desde então nos tornamos amigos. Foi, portanto, enormemente gratificante reencontrar Serge e sua esposa Chiara Mulas, ver sua performance (pela primeira vez, pessoalmente) e me apresentar ao lado dele.



Serge Pey

Alberto Pimenta




O evento contou também com inúmeras intervenções nas ruas. Algumas muito interessantes, como a do espanhol Mario Gutierres Cru, que, através de um belo exercício situacionista, percorreu um trajeto predeterminado das ruas da Baixa de Lisboa, com uma bandeira preta em punho, traçando (da perspectiva aérea) a palavra CRISIS.



Destaque também para a performance de Maria dos Milagres e de Paco Nogales, ambas no Terreiro do Paço. 

Maria dos Milagres

Hugo de Almeida Pinho e André Fonseca



Para minha performance, revivi o projeto MULTITUBETEXTURA, apresentando sua oitava versão. Dessa vez, apostando no aspecto colaborativo: para esta versão, o conjunto de vídeos foi desenvolvido pela artista espanhola Ana Gesto e executado por mim diante do público, com improvisação sonora, numa bela noite que contou com presenças ilustres como a de Alberto Pimenta, Serge Pey e Fernando Aguiar. A recepção foi muito positiva e o publico esteve, ao final, bastante entusiasmado. 













O MULTITUBETEXTURA 8 já está disponível na net para ser executado individualmente. 


Para executar a multitubetextura:

1. Deixe carregar todos os vídeos (clique em play e, logo depois de iniciado, pause. O processo deve ser repetido em cada um dos vídeos, deixando encher a barra vermelha até o final). Assim, evita-se pausas indesejáveis durante a execução.

2. Dê play em todos os vídeos ao mesmo tempo ou conforme intenção específica do executante.

3. O executante é também um coarranjador, definindo, no ato da execução, a dinâmica e a duração: o volume e a ordem de entrada de cada vídeo, assim como o acionamento ou não de alguns deles, a repetição e o avançar ou retroceder.

4. Aperte F11, caso queira assistir em tela cheia.


Para começar, clique na imagem:




DOIS OUTROS FESTIVAIS


Festival Silêncio

Outro festival no qual me apresentei recentemente, aqui em Lisboa, foi o festival Silêncio, voltado totalmente para a palavra. O evento, que rolou entre os dias 15 e 25 de junho no Cinema São Jorge, teve, entre os convidados, Lee Ranaldo e Arnaldo Antunes.



Line up

Também estive em Coimbra, acompanhando (dessa vez como espectador) o Festival LineUp, organizado por António Azenha, no mês de outubro. Além de assistir à apresentação da Ana Gesto, pude conhecer seu ex-professor Bartolomé Ferrando - uma referência na arte sonora de Espanha e figura super interessante.


Ana Gesto


Maria dos Milagres, António Azenha, Bartolomé Ferrando, Márcio-André

0 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails