Festival Silêncio

Participo do Festival Silêncio no dia 21 de junho, com uma performance de poesia sonora. 



De 15 a 25 de Junho, entre o MusicBox do Cais do Sodré e o Cinema São Jorge da Avenida da Liberdade, o Festival Silêncio vai-se dedicar àquilo que mais importa na comunicação: as entrelinhas.
A grande aposta da organização, este ano, vai para os espectáculos Transdisciplinares, que, segundo o comunicado oficial "cruzam a palavra com a música, artes cénicas ou vídeo." Nesse âmbito, teremos uma primeira actuação que junta, no palco da Sala 1 do São Jorge, José Mário BrancoCamanéCarlos BicaJosé Peixoto e Filipe Raposo, sob o título "Música de Palavra(s)", apontada para as 22h do dia 15, quarta-feira.
Mais adiante, no dia 19 de Junho, será a vez de Lee Ranaldo, um dos guitarristas dos míticos Sonic Youth, subir ao palco do MusicBox, pelas 22h, com o seu novo projecto, dedicado à spoken word, ao vídeo e, claro, com uma sólida e experimental base de música, ou não fosse essa a sua faceta mais conhecida. Já no dia 22, pelas 22h, Linton Kwesi Johnson, lenda da dub poetry, pisará o palco do cinema São Jorge com a sua poesia em riste, acompanhado pelos convidados habituais do Silêncio, Nástio Mosquito e Biru.
Mais para os últimos dias, estão reservados o espectáculo"Estilhaços de Cesariny", encabeçado por Adolfo Luxúria Canibale por António Rafael, ambos dos Mão Morta, aos quais se junta o contrabaixista Henrique Fernandes, e o seu 'irmão' "Moradas de Silêncio", um tributo a Al Berto - o qual, diga-se, foi altamente inspirado por Mário Cesariny - que reúne João PesteJP SimõesSérgio GodinhoNoiservMiguel Borges e Rui Reininho, sob a direcção musical de Flak e a base sónica de mais três membros dos Rádio Macau, para interpretar textos do malogrado poeta. "Estilhaços de Cesariny" e "Moradas de Silêncio"estão, respectivamente, apontados para a Sala 2, no dia 24, e para a Sala 1, no dia 25, do Cinema São Jorge e têm, ambos, início apontado para as 22h.
Além destes espectáculos, teremos ainda apresentações de Muriel Bloch e Laura Simms com Luísa Gonçalves e Iris, de Osso Vaidoso com Ghuna X, de ValeteBambinoSam the KidSagasArnaldo Antues, Márcio-André, Cuca RosetaRaquel TavaresAntónio Zambujo e Ricardo Ribeiro, dos mentores do Canal Q, de Alberto Torres Blandina, de Grand Pianoramax com Mike Ladd, de dois poetry slams e o festejo do 15º aniversário da revista Bíblia com os Agência de Viagens de Tiago Gomes.
Espectáculos de parte, no Silêncio que se fará sentir em Lisboa, haverá ainda lugar para as Conversas do Silêncio, em que artistas de áreas diferentes e escritores se juntam para discutir a palavra, algo que não deve estar muito distante daquilo que, na verdade, deverá acontecer com o ciclo Palavra Puxa Palavra, em que um escritor português tem o papel de apresentar um estrangeiro, e ainda para lançamentos de livros (não é uma competição desportiva, como é óbvio).
Os bilhetes para os espectáculos custam entre 6 e 15 euros. A programação do festival Silêncio pode ser consultada em pormenor na página da Agenda do PA', no evento que lhe diz respeito (ou através de um clique na sidebar, ali, do lado direito).


0 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails