Desde que a arte não é o alimento que melhor nutre

Desde que a arte não é o alimento que melhor nutre, o artista pode exercer seu talento procurando todas as formas e todos os caprichos de sua fantasia e todos os caminhos do charlatanismo intelectual.

Na arte, o povo não encontra consolação nem exaltação, porém os refinados, os ricos, os ociosos, os destiladores de quintessências procuram, na novidade, o estranho, o original, o extravagante e o escandaloso. Eu mesmo contentei, desde o Cubismo e muito antes, a todos esses críticos com todas as embromações que me ocorriam, e eles tanto mais me admiravam quanto menos me compreendiam.

À custa de todos esses jogos, esses quebras-cabeças e esses arabescos, fiz-me célebre rapidamente. E a celebridade significa, para o pintor, vendas, fortunas, riqueza. Sou agora, além de célebre, rico, muito rico. Porém, quando fico só comigo mesmo, não posso considerar-me um artista no grande sentido que esta palavra possui. Grandes pintores foram Giotto, Ticiano, Rembrandt e Goya. Eu sou apenas um embromador que compreendeu seu tempo e tirou o que pôde da imbecilidade, da vaidade e da ganância de seus contemporâneos.

Pablo Picasso (fragmento de seu diário).

0 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails