Pérolas de Monsanto

Dona Maria da Ressurreição
(adufeira e fabricante de marafonas)

Dedico esta foto ao poeta Marcelo Ariel

Marafona da Dona Maria: "a mais bem feita de Monsanto" : )

A marafona ou matrafona (Alentejo) é uma boneca de trapos, sem olhos, nem boca, nariz ou ouvidos, vestida com um colorido traje regional. A sua armação é uma cruz de madeira revestida a tecido. A palavra marafona tem origem árabe e quer dizer mulher enganadora. Outros significados para a palavra são boneca de trapos, prostituta ou mulher desleixada, mas no caso das bonecas de Monsanto, são utilizadas para celebrar a fertilidade, e a felicidade conjugal. As marafonas fazem parte da tradição de Monsanto na Festa das Cruzes, celebrada no dia 3 de Maio se for Domingo, caso contrário, no Domingo seguinte. Durante a festa, as raparigas casadoiras bailam com as marafonas.Depois da festa as bonecas são deixadas em cima da cama onde têm o poder de livrar a casa das tempestades de trovoada, e de maus olhados. No dia do casamento guardam-se debaixo da cama (como não têm olhos nem orelhas nem boca, nada vêem, nada ouvem nem nada podem contar) para trazer fertilidade e felicidade ao casal. As marafonas estão associadas ao culto da fertilidade.

2 comentários:

Marcelo Ariel disse...

Márcio...Meu Irmão...Para mim é honra que você, habitante do Poema Contínuo ONDE QUER QUE ESTEJA,tenha encontrado aí nestas paisagens humanas bíblicas e nietszcheanas ao mesmo tempo,umpedacinho da minha aura,essa Senhora é inacreditávelmente a cara da minha avó Cigana Ursulina Maria de Jesus...veja só o que é ter um irmão-amigo com as antenas ligadas ao Céu dos Céus que sempre pousa em um ou outro olhar abençoado capaz de ouvir as luzes escondidas...

Um Grande, saudoso e fraternal Abraço-Azul!

Rennasx Guimarães disse...

Essas histórias contadas que envolvem objetos e crenças são muito interessantes. Dona Maria virou figura pública, será a magia das marafonas?

Eu quero a minha!!! rs

Bjs,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails